Instituto de Oftalmologia Tadeu Cvintal

O glaucoma é uma doença ocular que atinge milhares de pessoas no mundo, sendo uma das principais causas de cegueira. No entanto, por ser uma doença pouco comentada, muitas pessoas ainda desconhecem seus sintomas, causas e tratamentos. Por isso, reunimos 10 dúvidas frequentes relacionadas ao Glaucoma. Acompanhe!

1. Quais os sintomas do glaucoma

No início e na maioria dos tipos de glaucoma, a doença é assintomática, ou seja, não apresenta nenhum sintoma. Com o avanço do glaucoma, o campo visual vai estreitando até transformar-se em visão tubular, como se estivesse enxergando de fato por dentro de um tubo; o que faz com que a pessoa tropece e esbarre em objetos, por exemplo.
Já o tipo de glaucoma agudo de ângulo fechado, ocorre com o aumento da pressão intraocular repentino, causando fortes dores de cabeça e nos olhos, visão turva, enxerga halos de arco-íris em volta das luzes e até perda súbita da visão. E, precisa ser tratado com urgência, pois pode causar danos à visão e levar à cegueira irreversível.

2 - Existe relação entre o glaucoma e o uso de antidepressivos ou anticoncepcionais?

Alguns medicamentos de uso contínuo, como antidepressivos e anticoncepcionais, podem causar algum tipo de glaucoma às pessoas predispostas – como alguém na família que apresenta glaucoma.

3 - Existe relação entre a pressão intraocular e o consumo de bebidas alcoólicas?

A maioria dos tipos de glaucoma ocorre por causa do aumento da pressão intraocular (PIO). A ingestão rápida de grande quantidade de bebidas alcoólicas pode alterar a PIO, mas não necessariamente causar o glaucoma.
Entretanto, o consumo constante e excessivo de bebidas alcoólicas pode afetar o nervo óptico, assim aumentando o risco de glaucoma. E, se não tratado, o glaucoma pode causar cegueira irreversível.

4 - Fumo e obesidade agravam o glaucoma?

Não é comprovado que o fumo e a obesidade alterem a evolução do glaucoma. No  entanto, pessoas com problemas de saúde têm pior prognóstico do glaucoma.

5 - Como deve ser a alimentação ideal para o portador de glaucoma?

Até a presente data, não existem estudos que comprovem que a alimentação influencia  no curso do glaucoma, contudo uma dieta saudável e equilibrada é recomendada para todas as pessoas.

6 - Os portadores de glaucoma podem ser operados de catarata?

Sim, pacientes portadores de glaucoma podem operar de catarata. Porém, devem alertar o oftalmologista sobre sua condição para que alguns cuidados sejam tomados durante o procedimento ou até mesmo realizar cirurgias combinadas de catarata e glaucoma.

7 - Quem tem glaucoma pode usar lentes de contato?

Sim, portadores de glaucoma podem usar lentes de contato normalmente. Pois, não causam nenhum prejuízo ocular. Todavia, durante a aplicação do colírio, as lentes de contato devem ser retiradas. A higiene das lentes de contato é essencial para a boa saúde ocular.

8 - Qual a idade ideal para começar a fazer os exames preventivos de glaucoma?

O glaucoma é uma doença hereditária. Em casos de famílias portadoras de glaucoma, o acompanhamento deve ser feito desde o nascimento.
Outros fatores de risco que merecem atenção redobrada são: idade acima de 40 anos, afrodescendentes, asiáticos, usuários de medicamentos com corticoide em sua composição e portadores de doenças sistêmicas.
Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores são as chances de evitar a cegueira. Por isso, é fundamental fazer visitas regulares ao oftalmologista.

9 - Como a grávida portadora de glaucoma deve fazer seu tratamento?

Quando, a mulher portadora de glaucoma, tem a intenção de engravidar, deve procurar um oftalmologista para que ele avalie a condução do tratamento.
E, assim que a gravidez for detectada, ela deve comunicar imediatamente o oftalmologista para o acompanhamento correto pois durante a gravidez e o aleitamento materno alguns colírios são contra-indicados.

10 - O transplante de córnea cura o glaucoma?

Os tratamentos para glaucoma estão cada vez mais avançados e precisos, mas, o transplante de córnea não é indicado para este fim.
Um dos tratamentos para o glaucoma é a MIGS (“Minimally Invasive Glaucoma Surgery”, em tradução livre “Cirurgia de Glaucoma Minimamente Invasiva”). Essa cirurgia é a técnica mais avançada de tratamento de glaucoma do mundo.
O conceito de MIGS se baseia em uma cirurgia menos invasiva, que utiliza material biocompatível e causa um dano estrutural e fisiológico quase nulo, com baixo risco e eficaz na redução da PIO.
O Instituto de Oftalmologia Tadeu Cvintal é pioneiro em trazer a MIGS para os tratamentos de portadores de glaucoma no Brasil. Tecnologias e técnicas altamente qualificadas para cuidar da sua saúde ocular como você merece.

1
Agende uma consulta
Olá!
Vamos direcionar você ao nosso atendimento de Whatsapp.